10 dicas de como sambar na cara da sua banca de TCC

 

briteinesgifTCC1
Prepare-se! (Gif: Reprodução / Tumblr)

Ei você, tô falando contigo que entregou o TCC certinho, mas agora está roendo as unhas só pensando na apresentação!

Para quem ainda não terminou o TCC pode conferir nossas dicas clicando aqui!

Agora vem comigo que é sucesso garantido [pelo menos o riso é!]


Vamos começar do começo [porque do fim não da né?]


1 – ORAÇÕES INTERNAS

Não importa sua religião, deboísta, católico, budista ou umbandista. TODOS, precisamos fazer uma fézinha antes de dar início aos trabalhos!

Portanto, mentalize 10 vezes “eu vou sambar na cara da sociedade” e depois mais 10 vezes “eu não vou esquecer de nada”! hahaha!

youaregoodandfinegifTCC2
8 vezes, beleza? (Gif: Reprodução / Tumblr)

E é claro, vá com fé porque:

nottodaysatangifTCC3
Tá amarrado! (Gif: Reprodução / Tumblr)

2 – SLIDES ~ S E N S A C I O N A I S ~

Sempre vai vir alguém pra dizer que não se julga livro pela capa, mas querido acredite: no dia da sua apresentação o slide vai contar e MUITO!

A começar pelo primeiro slide, use imagens legais e que tenham a ver com o tema, mas sempre modo elegante!

sldgifTCC4
Arte: Paloma Reis

Sempre importante que sejam: LIMPOS, DIDÁTICOS E BONITOS.

Não entendeu? Faça um slide sem muita “papagaiada”, ou seja, pouco texto, com recursos visuais, se for possível um infográfico ajuda muito, o site www.easel.ly te ajuda gratuitamente, caso você não tenha grana para pagar um designer.

Infográfico: Internet
Infográfico: Internet
slfTCC6
Gráfico: Paloma Reis / Arquivo Pessoal

Recursos como o SmartArt, disponível nas próprias ferramentas do Office, também, são de grande valia.

sdsfTCC7
Gráfico: Paloma Reis / Arquivo Pessoal

Use figuras em forma de vetores para ilustrar seus slides de modo criativo (como a ilustração abaixo), este site disponibiliza vários tipos [é 0800!].

Apresentação2TCC
Gráfico: Paloma Reis / Arquivo Pessoal

Slides prontos, vamos para o próxima dica!

3 – TREINE!

Entendam: que treinar não significa DECORAR (peloamordedels!)!

Em um sábado de sol, você vai levantar tomar seu “cafézin”, um banho gostoso e vestir uma roupinha confortável e vai desempenhar a seguinte missão: imprimir seu trabalho e fingir que ele não é seu [se imagine como o pior professor do departamento].

Elabore perguntas, identifique os pontos mais RELEVANTES do seu trabalho, assim como as LIMITAÇÕES. Depois trabalhe a sua apresentação em cima disso!

i will work it
Ok? (Gif: Reprodução / Tumblr)

4 – ARRUME UM POINTER!

Afinal, todos queremos parecer LINDOS, PHYNOS, RYCOS E INTELIGENTES no grande dia, então querido TEEEEE VIRAAAA!

ghost hunters
Belê? (Gif: Reprodução / Tumblr)

Consiga um pointer e arrase. E, por favor, nada de ficar feito barata tonta com o pointer, se posicione de modo confortável e sem atrapalhar a visão dos avaliadores e nem da sua plateia.

5 – ESCOLHA UM LOOK PODEROSO

Mas, muita calma nessa hora! Não estamos falando daquele vestido decotado e poderoso que a senhora usa para ir à balada ou daquelas chinelas havaianas descoladíssimas que você usa na faculdade.

ines-inveja
Não é inveja  dos seus modelitos. (Gif: Reprodução / Tumblr)

Brincadeiras à parte, mantenha seu estilo, mas escolha uma roupa que seja discreta e elegante.

esfarrapada
(Gif: Reprodução / Tumblr)

Um blazer deixa todo mundo com cara de RYCOOOOOO.

Pegue leve no perfume, e não custa nada uma make básica [para os meninos também! Vamos parar com esse preconceito de gênero] e um cabelo mais arrumadinho, também, nunca matou ninguém.

Mas lembre-se que isso são apenas acessórios [porque ninguém é obrigado a nadaaa!], a chave para o sucesso vai ser o seu TALENTO!

gente diferenciada
(Gif: Reprodução / Tumblr)

6 – CHAME UMA PLATEIA

Algumas pessoas são tímidas e não querem que ninguém veja sua apresentação, mas lembre-se um dos motivos do seu TCC é a relevância social e científica, então, DEIXA O MUNDO TE VER!

what
Hein? (Gif: Reprodução / Tumblr)

Maaaaas, se isso não te convenceu, eu sei como te convencer!

Se liga! Ter uma sala cheia gera uma tensão na banca, afinal de contas é pouco provável que os avaliadores te esculhambem em uma sala cheia de gente!

MUAAHAHA (risada maligna)

Pronto pro show?

queen b
=*** (Gif: Reprodução / Tumblr)

E se te esculacharem, relaxa, seus amigos tão ali para te consolar!

cry together
Chore não. (Gif: Reprodução / Tumblr)

 7 – COMIDAAAA

Poxa, você chamou um monte de gente, seus professores vão ficar ali um tempão, faça a gentileza de fornecer água e um “lanchinho” para os presentes!

PORQUE COMIDA É ALEGRIA!

queen b comendo
(Gif: Reprodução / Tumblr)

8 – VENDA SEU PEIXE NO ESTILO: 1 É R$ 5,00 E 3 É R$15,00

Na hora “H” você precisa do que eu chamo de 3E’s: ESTRATÉGIA, ELOQUÊNCIA, ELEGÂNCIA, ou seja, você precisa vender o seu peixe de modo organizado e com tranquilidade.

Planeje estrategicamente [principalmente por causa do tempo, 60 a 90 segundos por slide é um bom tempo] quais pontos você precisa destacar e COMO você vai destacá-los, o TOM de voz e a expressividade que damos às palavras são fundamentais nesse momento, assim como DIRECIONAR O OLHAR para os avaliadores e para a plateia [NUNCA DE CABEÇA BAIXA OU DE COSTAS!].

Fale em tom alto [sem gritar] e de forma compassada e clara e sempre transpareça tranquilidade e SEGURANÇA.

Uma dica importante: é a movimentação das mãos, gesticule-as conforme estiver explicando, isso dá a impressão de segurança e experiência, mãos no bolso ou inertes podem transparecer insegurança, medo e introspecção, o que pode culminar em uma má avaliação da sua apresentação.

~ mesmo que você não saiba nem o que esta fazendo ali ~

COMO A BANCA DEVE PENSAR QUE EU ESTOU:

suzana talento
(Gif: Reprodução / Tumblr)

COMO EU REALMENTE ESTOU:

where jesus
(Gif: Reprodução / Tumblr)

9 – SE PREPARE PSICOLOGICAMENTE PARA QUALQUER NOTA

Mantenha a tranquilidade, independente da nota o importante é passar!

Falhas sempre existirão e acertos também, você deu o seu melhor, fique calmo e aguarde sua nota [suave na nave], embora o momento que a banca pede para que todos saiam para julgar sua nota é de extrema ansiedade, fique preparado para tudo!

Se te serve se consolo, o próximo passo é a colação de grau!

to livre
(Gif: Reprodução / Tumblr)

10 – Divirta-se!

Você passou 4, 5, 6 anos sentado na cadeira ouvindo outros falando lá na frente, agora é o seu momento, aproveite, se libere, use a sua criatividade durante a apresentação, são os seus 30 minutos de glória, querido mostra pra eles o que você aprendeu com tanta Netflix!, ops, sala de aula e muitos estudos! Arrasaaaaaaa!

E no final você só vai ouvir:

que desempenho fabuloso
Fabuloso! (Gif: Reprodução / Tumblr)

E ai é só comemorar!

ines celebra
Aproveita!! (Gif: Reprodução / Tumblr)

e entao
Eaí, o que achou?

 

Relacionados

Fevereiro em São Luís: dez dicas de shows pra quem... Para alguns, o ano só começa depois do Carnaval. E para quem não curte esse período festivo, os primeiros meses do ano acabam sendo um tormento. Em 2017, o período carnavalesco ocorre já no fim de fevereiro - o que deixa todo o restante do mês cheio de festas pré-carnavalescas. De musical dos Ma...
Cansado da vida? Conheça o melhor remédio para iss... Essa semana eu passei doente, caí gripado. Tosse, moleza, dores no corpo e alguns remédios para me livrar logo disso tudo. Mas, talvez, o que tenha me atingido mais mesmo é o estresse da rotina. Afinal, cobranças, deadlines e eventuais problemas nos desgastam muito. Aí te pergunto: você também volta...
7 dicas ninjas para ajudar no seu TCC Senta aqui, vamos ter uma conversa. (Foto: Reprodução) Não tenha vergonha, fique a vontade para me contar que você deixou o prazo do TCC estourar. Para isso preparamos 7 dicas infalíveis para você encarar o temido TCC e entregá-lo no prazo. Chega mais! 1 - Nada de colar o tuíte do colegu...
Sem cortesia! Nossa lista de 10 “trampos zica” do ... Trabalhos apresentados nos últimos meses de 2016 e nos primeiros dias deste ano. O setlist tá frenético: de Mano Brown, Sabotage à Síntese e Slim Rimografia. (Foto: Divulgação) Salve, rapaziada. O Sobre o Tatame abriu gentilmente o seu espaço para o Hip Hop e noiz chegamos aqui com essa sequênci...
  • Dayanna Oliveira

    Hahahhahaa!!!

    Eu amei a forma como abordaram algo tão tenso nessa fase na vida.. agora estou mais tranquila e confiante graças aos memes, glory three times!!

  • Gláucia Oliveira Souza

    Simplesmente amei esse post bem divertido e cheio de dicas maaaraaas <3

  • Jessica Ohana

    ohh jesus, tô muito nervosa, vou apresentar meu tcc agora dia 09/12/2016. muito divertido esse post, e tenho menos de uma semana pra montar meu slide kkkkk mas “Vou sambar na cara da sociedade”.

  • Thais Barros

    Já tô nervosa e olha que ainda tá longe! Oh lord! A dica de mentalizar “eu vou sambar na cara da sociedade” tem que dar certo hahahah ameei!