3 mentiras que você deve parar de contar a si mesmo

No dia 1º de abril é comemorado o Dia da Mentira, e, segundo o Wikipedia, existem vários contextos históricos que explicam o porquê desta data. Para entender, é só clicar aqui!

E o que venho falar aqui é um assunto que casa perfeitamente com esta data de hoje e, também, um convite para uma reflexão acerca das nossas ações que lidamos com o nosso mundo interior e exterior. Não são fórmulas ou soluções, porque cada um de nós é um universo e cabe a nós termos uma consciência disto. É de mentiras que contamos a nós mesmos no nosso emaranhado individual que vamos falar aqui.

House-M.D-HD-Wallpapers2

  • Mentira nº 1: Você é um incompetente

Quantas vezes você se sentiu cobrado, confuso ou perdido naquela meta que tinha para cumprir?

O ambiente de trabalho é o melhor lugar que podemos traduzir esse sentimento. Infelizmente, algumas pessoas do nosso ambiente de trabalho não medem esforços para listar pedidos e nos atropelam com suas ações inadiáveis. Isso gera um desconforto e tira o total prazer de fazer aquilo que a gente se propõe e, por tabela, um sentimento de inferioridade se faz presente.

Mas não deixe-se levar por isso, apenas respire, tire um tempo pra si e coloque na cabeça que você não é melhor ou pior que ninguém e muito menos incompetente.

Afinal, você venceu milhões de espermatozoides para poder ser quem é lendo esse texto agora. Olha só!

  • Mentira nº 2: Não é apego, é amor

No campo dos sentimentos, é fácil perder-se ou já ter participado de algum joguinho seja no ato da conquista ou, simplesmente, querer viver algo mútuo com alguém. Com isso, eventualmente já sofremos ou tivemos um abismo emocional. Tivemos nossos amores e uma histórias que pensávamos que poderiam durar a eternidade, mas que , de repente, acaba.

Algumas pessoas vão querer passar um tempo com você, outras nem tanto e algumas, simplesmente, vão levando a sua vida como pode. Mas e quando entra o amor?

Pois é, como falei, já nos doamos e já recebemos muito sentimento também. Em um relacionamento, poucos sabem lidar com seu caos interior e muito menos entender o que se passa com o parceiro, e isso pode gerar o que antes era harmonia, em um verdadeiro pesadelo.

Lembra da parte que falei sobre sofrer? Pois é, não de se estranhar o discurso do amor quando algo que não compreendemos acontece, ficamos meio desnorteados e nos sujeitamos ao papeis nada legais. Então antes de sair gritando aos quatro cantos que está sofrendo por amor, faça uma reflexão e veja se você não está é apegada à pessoa. Porque quando é amor de verdade, a gente deixa a pessoa ir, e não ficamos prendendo ela. O nome disso é apego!

  • Mentira nº 3: O mundo é um lugar bom ou ruim

Por fim, vou tocar em um ponto que é fundamental para encararmos com mais leveza essa grande alegoria chamada vida e o lugar que vivemos. Sim, o nosso mundo (planeta, coisa e tal). E longe de mim que vou trazer alguma fórmula ou vir com reflexões profundas, nada disso, vou apenas instigar algo que muitas das vezes já sabemos. Vamos lá!

O mundo anda caótico? Sim! É fácil de viver nele? Não! Ás vezes falta fé na humanidade? Sim! É o fim do mundo? Não!

Cuspir no mundo nossos problemas pessoais é algo muito fácil e na boa, imaturo de se fazer. Não é de hoje que lidamos com pessoas assim, presa seu ego e perdidas dentro de si, em que não adianta julgá-las, a gente não tem ideia do que está acontecendo nos seus corações. Respeite-a e mostre que existe um outro lado. Não custa nada tentar!

Belèze, não vou vir também com um discurso hippie e dizer que o mundo é um lugar bom de se viver – acredite, se fosse assim ainda sim teríamos problemas.

Mas o que quero dizer é que sim, existe esse outro lado e é importante curtir esses detalhes, pois assim como existe um universo de coisas ruins à disposição para nos apequenar, existe, também, um outro lado incrível de ser notado e prazeroso de ser vivido.

Então, antes de querer justificar se o mundo é um lugar ou bom ruim de ser vivido, coloque na mente a realidade em que se aplica isso. Pois, independente de defender qualquer lado que seja, o importante é ter pé no chão e aprender com os dias ruins e transbordar nos dias bons.

 


 

Reiterando, esse texto não tem o objetivo de apaziguar ou apontar soluções sobre o que ocasiona mentiras e o papel delas nas nossas vidas. São apenas pontos que valem a pena discutir para encararmos melhor a vida que nos propomos vivenciar. Até porque a pior mentira não é a que você defere ao outro, mas sim a si mesmo.

Relacionados

Aprenda a se olhar no espelho "Saiba que é difícil, sempre no início dá muito medo de olhar pra si mesmo", já dizia Leo Cavalcanti, numa tentativa de expor a fragilidade humana em seus momentos de autoavaliação. Não é fácil perceber a sua verdadeira realidade, dói perceber que suas atitudes não significavam tudo aquilo que você ...
Fevereiro em São Luís: dez dicas de shows pra quem... Para alguns, o ano só começa depois do Carnaval. E para quem não curte esse período festivo, os primeiros meses do ano acabam sendo um tormento. Em 2017, o período carnavalesco ocorre já no fim de fevereiro - o que deixa todo o restante do mês cheio de festas pré-carnavalescas. De musical dos Ma...
40 clipes maranhenses lançados em 2016 que você pr... Na primeira parte do post sobre os 40 clipes maranhenses lançados em 2016 que você precisa assistir, conhecemos alguns videoclipes que foram lançados logo nos primeiros meses do ano. Dando sequência, neste post, outros artistas que deram as caras no primeiro semestre de 2016, também, aparecem - e a...
A gente pode até não saber o que quer, mas temos c... Era como um sentimento que abusava, ditava e assombrava as vezes que me sentia um menino. Perdido, enfeitiçado e embriagado de tanta dor que só de lembrar, sabia as artimanhas que usava e mentiras que contava para disfarçar as cicatrizes presentes em cada canto escondido do coração. Se eu me punia? ...
  • Jonassss, que eu sou sua mega fã você já deve estar cansado de saber né hahah. Mas, cara, esse texto ficou muito foda, muito leve, muito gostoso. Se todo mundo pudesse usar o dia da mentira para algo bom assim, para nos fazer refletir, para nos querer melhor mesmo nem sabendo quem lerá. Muito obrigada por esse post e os teus textos maravilhosos que sempre irão me alegrar. Tu mereces todo reconhecimento do mundo, grande beijo. 😘