As Três Fiandeiras: um espetáculo de sensibilidade

Nos últimos anos, já assisti ao espetáculo As Três Fiandeiras duas vezes. Cada uma com o seu sentimento especial guardado na lembrança.

Em novembro de 2015, como parte da programação da X Semana de Teatro no Maranhão, conheci, pela primeira vez, as histórias de Beatriz Isadora e Isabel, interpretadas divinamente pelas atrizes Renata Figueiredo, Gisele Vasconcelos e Rosa Ewerton, respectivamente.

Foto: Divulgação Grupo Xama Teatro

Na ocasião, pude conhecer, pessoalmente, a sensibilidade teatral de Igor Nascimento, autor do espetáculo (ao lado de Renata Figueiredo e Rosa Ewerton), reproduzida em cena. Surpreendi-me. Emocionei-me. Identifiquei-me.

Contando a história de três atrizes-personagens que objetivam transformar um espetáculo fiasco de bilheteria em uma nova produção, As Três Fiandeiras vai além desta sinopse. A história das atrizes ficcionais se mistura à das rendeiras Das Dores, Chica e Zezé, cada uma tratando, através de gestos simples, temas como a dor da perda, a insegurança e a superação – o ato da busca pelo filho perdido é um dos mais belos que já vi em um teatro.

As atrizes, em um espaço curto no palco, te permitem, seja pela atuação, seja pelo texto, que o espectador se envolva e sinta, minuciosamente, a dor de cada uma das várias personagens que são apresentadas (e misturadas) ao longo de 90 minutos.

Foto: Divulgação Grupo Xama Teatro

 

A produção é impecável (assinada pelos grupos Xama Teatro e Petite Mort), com a direção musical certeira de Gustavo Correia – emocionante e pontual.

Em 2016, vi o espetáculo durante temporada no Casarão Angelus Novus, localizado no Beco Catarina Mina, 123. Em um espaço menor, só demonstrou a habilidade das três atrizes em cena em entreter e, nessa apresentação, em interagir com a platéia.

Saí encantado, me perguntando se demoraria muito a rever a peça. Demorou, mas chegou. As Três Fiandeiras ganha nova temporada na próxima semana, entre os dias 2 a 4 de maio, em novo local: no Convento das Mercês, localizado na Rua da Palma, 502 (com ingressos a R$ 20 inteira e R$ 10 meia).

Foto: Divulgação Grupo Xama Teatro

Para convidar aos leitores do #SobreOTatame a assistir o espetáculo, recorro ao comentário da atriz e dançarina Márcia de Aquino sobre As Três Fiandeiras: “(…) cada vez que vejo o espetáculo [], um emaranhado de emoções me invade minando uma incansável necessidade de criar novos mundos”. Que nesta nova sessão, tanto eu quanto vocês possamos nos sentir parte do mesmo espetáculo e ir além, renovando todas as nossas emoções neste espetáculo imperdível.

P.s: O espetáculo rendeu à atriz Gisele Vasconcelos, integrante do elenco, a premiação como melhor atriz na área de Artes Cênicas, na categoria individual, no Programa Nascente (SP), em 2015.

P.s2: Texto com informações da matéria Espetáculo conta a história de uma peça que não deu certo, escrito por Patrícia Cunha, para o Jornal O Imparciallink aqui.

P.s3: Mais informações sobre o espetáculo e o Grupo Xama Teatro clicando aqui.

Relacionados

Nem só de músicas tristes vive o meu coração Nos últimos dias, eu postei no Facebook a canção Meu Mundo Caiu, clássico dos anos 1950 de Maysa - confesso que redescobri a canção ouvindo o disco Rainha dos Raios, lançado no ano passado e que traz várias regravações bem interessantes, como esta. Minutos e horas depois a postagem - que vinha acomp...
40 clipes maranhenses lançados em 2016 que você pr... Três partes já foram - e vimos de tudo um pouco por aqui. Para nossa surpresa, muitos dos clipes listados neste especial passaram despercebidos por vários maranhenses - e muitos vieram nos elogiar pela compilação e por terem tido acesso à estes materiais (agradecemos de <3). Com essa lista, f...
Sobre O Tatame entrevista: o rapper paulista Sínte... Não vamos falar muito, apenas que estamos muito felizes com o material que vamos compartilhar abaixo. Entrevistamos o rapper paulista, Síntese. Falamos sobre música, sobre a atual conjuntura do nosso imenso Aquário Azul, sobre arte, energias, atitude, sobre a vida. Foram dez minutos em que ele fala...
15 belas cenas de filmes para você emoldurar e col... Se você aprecia filmes não só apenas pela história ou enredo, mas no contexto completo vendo elementos como: trilha sonora, desenvolvimento, efeitos, montagem, planos, atuação e, principalmente, fotografia, o que trouxemos hoje vai animar você. São cenas de filmes que poderiam muito bem estampar aqu...