As Três Fiandeiras: um espetáculo de sensibilidade

Nos últimos anos, já assisti ao espetáculo As Três Fiandeiras duas vezes. Cada uma com o seu sentimento especial guardado na lembrança.

Em novembro de 2015, como parte da programação da X Semana de Teatro no Maranhão, conheci, pela primeira vez, as histórias de Beatriz Isadora e Isabel, interpretadas divinamente pelas atrizes Renata Figueiredo, Gisele Vasconcelos e Rosa Ewerton, respectivamente.

Foto: Divulgação Grupo Xama Teatro

Na ocasião, pude conhecer, pessoalmente, a sensibilidade teatral de Igor Nascimento, autor do espetáculo (ao lado de Renata Figueiredo e Rosa Ewerton), reproduzida em cena. Surpreendi-me. Emocionei-me. Identifiquei-me.

Contando a história de três atrizes-personagens que objetivam transformar um espetáculo fiasco de bilheteria em uma nova produção, As Três Fiandeiras vai além desta sinopse. A história das atrizes ficcionais se mistura à das rendeiras Das Dores, Chica e Zezé, cada uma tratando, através de gestos simples, temas como a dor da perda, a insegurança e a superação – o ato da busca pelo filho perdido é um dos mais belos que já vi em um teatro.

As atrizes, em um espaço curto no palco, te permitem, seja pela atuação, seja pelo texto, que o espectador se envolva e sinta, minuciosamente, a dor de cada uma das várias personagens que são apresentadas (e misturadas) ao longo de 90 minutos.

Foto: Divulgação Grupo Xama Teatro

 

A produção é impecável (assinada pelos grupos Xama Teatro e Petite Mort), com a direção musical certeira de Gustavo Correia – emocionante e pontual.

Em 2016, vi o espetáculo durante temporada no Casarão Angelus Novus, localizado no Beco Catarina Mina, 123. Em um espaço menor, só demonstrou a habilidade das três atrizes em cena em entreter e, nessa apresentação, em interagir com a platéia.

Saí encantado, me perguntando se demoraria muito a rever a peça. Demorou, mas chegou. As Três Fiandeiras ganha nova temporada na próxima semana, entre os dias 2 a 4 de maio, em novo local: no Convento das Mercês, localizado na Rua da Palma, 502 (com ingressos a R$ 20 inteira e R$ 10 meia).

Foto: Divulgação Grupo Xama Teatro

Para convidar aos leitores do #SobreOTatame a assistir o espetáculo, recorro ao comentário da atriz e dançarina Márcia de Aquino sobre As Três Fiandeiras: “(…) cada vez que vejo o espetáculo [], um emaranhado de emoções me invade minando uma incansável necessidade de criar novos mundos”. Que nesta nova sessão, tanto eu quanto vocês possamos nos sentir parte do mesmo espetáculo e ir além, renovando todas as nossas emoções neste espetáculo imperdível.

P.s: O espetáculo rendeu à atriz Gisele Vasconcelos, integrante do elenco, a premiação como melhor atriz na área de Artes Cênicas, na categoria individual, no Programa Nascente (SP), em 2015.

P.s2: Texto com informações da matéria Espetáculo conta a história de uma peça que não deu certo, escrito por Patrícia Cunha, para o Jornal O Imparciallink aqui.

P.s3: Mais informações sobre o espetáculo e o Grupo Xama Teatro clicando aqui.

Relacionados

40 clipes maranhenses lançados em 2016 que você pr... Vinte clipes já foram. E neles, Bruno Batista, Criolina, Brutallian, Phill Veras, Royal Dogs, Israel Costa, Marcos Magah, entre outros, já passaram por aqui. Ansiosos para os outros 20? Nesta terceira parte, a lista continua mista: do rap ao rock, do reggae ao pop, de Paris à São Luís, da animaçã...
15 belas cenas de filmes para você emoldurar e col... Se você aprecia filmes não só apenas pela história ou enredo, mas no contexto completo vendo elementos como: trilha sonora, desenvolvimento, efeitos, montagem, planos, atuação e, principalmente, fotografia, o que trouxemos hoje vai animar você. São cenas de filmes que poderiam muito bem estampar aqu...
Nem só de músicas tristes vive o meu coração Nos últimos dias, eu postei no Facebook a canção Meu Mundo Caiu, clássico dos anos 1950 de Maysa - confesso que redescobri a canção ouvindo o disco Rainha dos Raios, lançado no ano passado e que traz várias regravações bem interessantes, como esta. Minutos e horas depois a postagem - que vinha acomp...
40 clipes maranhenses lançados em 2016 que você pr... Na primeira parte do post sobre os 40 clipes maranhenses lançados em 2016 que você precisa assistir, conhecemos alguns videoclipes que foram lançados logo nos primeiros meses do ano. Dando sequência, neste post, outros artistas que deram as caras no primeiro semestre de 2016, também, aparecem - e a...