Especial TEDxRuaPortugal: a fotopoesia de Helemozão

Helemozão ou Helen Salomão da Silva e Silva, de 21 anos, fotógrafa cujas lentes  registram empoderamento, feminismo, cultura negra, amor e muito mais. A baiana, natural de Salvador já nos permitiu conhecer um pouco da sua trajetória , para ver a história de Helemozão clique aqui.

Foto: Edgar Azevado

Para quem ainda não está sabendo dia 11 de março de  2017 na cidade de São Luís, Maranhão vai rolar a edição do evento TEDxRuaPortugal e a Helen será uma das speakers!

O TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao lema “ideias que merecem ser compartilhadas”. Começou há 26 anos como uma conferência na Califórnia, e, desde então, o TED tem crescido para apoiar ideias que mudam o mundo através de múltiplas iniciativas. TEDx: No espírito de ideias que merecem ser compartilhadas, o TEDx é um programa de eventos locais que juntam pessoas para dividir uma experiência estilo TED. Em um evento TEDx, apresentações do TED em vídeo e apresentadores ao vivo se combinam para estimular grandes discussões e conexões.

Para conhecer um pouco mais do evento www.tedxruaportugal.com

 

Como nosso último papo com a Helen rolou em junho de 2016, perguntamos pra ela o que mudou  de lá pra cá

‘Tenho recebido mais oportunidades de fala e de espaço para poder mostrar meu trabalho’.

 Conta um pouquinho sobre o projeto “um preto por dia” e dos reflexos dele que você pôde perceber.

‘O projeto surgiu a partir de uma conversa que estava tendo com uns amigos, e falávamos sobre o novembro, onde as pessoas intitulam novembro negro, e que nos negros em nossas diversidades ficamos muitas vezes atolados de serviços só nesse período. Sendo que quem é negro, é negro o ano inteiro. Negro esse que precisa trabalhar, ser visto, produzir o ano inteiro. Falamos também do racismo que atua de forma mais perverso, da estética pois a mesma chega primeiro que qual outra coisa, principalmente se for negro retinto, as estatísticas de mortes está ai para nos mostrar isso todos os dias. Então a partir dai criei esse projeto que a ideia inicial era de retratar um negro (principalmente os retintos) por dia durante o ano inteiro, não conseguir por isso em prática por conta da disponibilidade das pessoas, mas acredito que a quantidade que fiz, mexeu muito com as pessoas, ate porque o meu trabalho não tem o negro como cota, falo do negro o ano inteiro.”

Foto: Helemozão
Projeto “Um preto por dia”

“Dentro desse projeto fotográfico eu também pensei no protagonismo de cada preto envolvido, onde cada um falava o que era ser negro para ele, que poderia ir de uma palavra a um texto. Assim como os meus outros projeto esse não seria diferente, me preocupo muito, e busco com que o outro que esta na frente da câmera, goste do que eu faço, do que ele acha, de como quer se ver, acredito que por isso meu trabalho tenha uma visibilidade grande. Lembro de ter encontrado uma menina na rua e ela me falou que espera todos os dias o momento que eu ia postar a foto, que cada foto daquela era um animo para seu dia. Geralmente nesse projeto eu postava foto a partir da meia noite, e era notório ver que as pessoas esperavam ver quem seria o preto da noite, junto com o seu texto.”

Projeto: 1 Preto por dia (1/30)
Preta: Juliana Lopes
Foto: Helemozão
O que é ser negra pra você?
Ser uma mulher negra é acordar todos os dias e repetir , você é linda , seu cabelo é lindo , os traços do seu rosto são lindos. Exaustivamente repito todos os dias que sou forte, me manterei forte. Para vencer o racismo que destrói o nosso psicológico de maneira cruel. Ser mulher negra para mim é ser neta de Egno Santos ( Músico ) e Juliana Conceição ( Costureira). Homem e mulher negra que resistiram juntos. Ser mulher negra é resistir e ocupar espaços em que não me querem presente . É lutar por os que vieram antes de mim e os que ainda estão por vim. Que a coragem e o amor de Oxum nunca nos falte!

 

Projeto: 1 Preto por dia (22/30)
Preta: Shirley Pitta
Foto: Helemozão 
O que é ser negra pra você ?
“Opção é diminuir o tanto de gente ao redor. Assim, serão menos decepções e assim vai ser bem melhor…”
Essa frase de Emicida me faz refletir vários momentos da minha vida
Entre outras, eu acho que ser negro é você nascer Deus e pronto pra enfrentar qualquer batalha !!

 

Projeto: 1 Preto por dia (20/30)
Preta: Sabrina Castro
Foto: Helemozão Fotopoesia
O que é ser negra pra você?
Ser negra é ser guerreira, é lutar todos os dias em uma sociedade que tenta excluir nossos rostos.

 

Projeto: 1 Preto por dia (12/30)
Preta: Ellen Oléria
Foto: Helemozão
O que é ser negra pra você ?
Ser negra é me manter conectada com minha ancestralidade afro diaspórica e com uma comunidade que se identifica com essa linhagem.

 

Projeto: 1 Preto por dia (21/30)
Preto: Sulivã Bispo
Foto: Helemozão 
O que é ser negro pra você ?
É enaltecer os valores ancestrais de um legado africano que eu carrego cá comigo. É ser desgraçadamente chamado de vilão, estranho, marginal e ainda assim mostrar para os quatro cantos do mundo o quão é belo ser um homem de cor.

 

Projeto: 1 Preto por dia (10/30)
Preta: Luma Nascimento
Foto: Helemozão
O que é ser negra pra você ?
Ser negro é: A existência de várias resistências.

 Qual foi a sensação de receber o convite para palestrar para um evento com o TEDx?

“Inicialmente fiquei bastante nervosa, pode não aparacer mais sou bem tímida para falar para um grande número de pessoas, mas fiquei muito feliz em saber que pessoas acreditam no meu trabalho e que eu preciso disseminar isso. Não esperava, e hoje estou cheia de expectativas para que essa oportunidade maravilhosa gere outros frutos”.

Como esta sendo a preparação para uma palestra tão importante e que toca em temas tão relevantes? O que você espera passar para o público?

“A preparação está sendo ótima, muito cuidado, dedicação e paciência. Estou mais tranquila pela confiança passada. Eu espero passa a minha verdade, que a mesma toque a todos, que eu consiga levar uma nova perspectiva da fotografia e da vida e a quem ouvir sinta- se diferente a partir dela e que eu consiga deixar um tanto do desejo de empatia e conhecimento.”

 Quais os projetos para 2017?

“Esse ano estou voltada mais para a fotografia analógica mostrado meus caminhos, rotinas, pessoas, e etc.”

 

Não percam o TEDxRuaPortugal, para mais informações: www.tedxruaportugal.com

Relacionados

Pessoas que Inspiram #5: Jaana Pinheiro, uma trans... Texto da Monique Moraes, do projeto Su Causa Mi Causa, especialmente para o Sobre O Tatame. Nordestina. Maranhense. Designer. E uma Transformadora Social em contínua construção. (Foto: Laíza Amorim) Eu conheci Jaana em 2012, nessa época, ela era Capitã do Imagina na Copa, um projeto para divu...
Pessoas que Inspiram #3: Édison e 30 anos cortando... Fazem mais ou menos uns quatro anos desde que abandonei o cabelo comprido e visual de headbanger, isso porque havia passado no vestibular e adentrado no mercado de trabalho. Fazem mais ou menos quatro anos que topei com o Édison, um homem de voz tímida e baixa, de educação, humildade e, facilmente, ...
Re-o-cupa: lugar que parece lar 17 de abril. Domingo. Dia de uma votação importante para o País. Poderia ter sido mais um desses dias cinza. Mas para alguns, foi um dia cheio de cor, arte, cultura, resistência, amor e aconchego no casarão sede do novo Centro de Cultura de São Luís. Aliás, aconchego é uma palavra que representa be...
Especial TEDxRuaPortugal: Imira Brito e a paixão p... Cultura é um elemento vital na sociedade. E para falar isso com propriedade, conversamos com a Imira Brito, ela que é produtora cultural, filha de artistas e uma das responsáveis pelo Laborarte, espaço independente de cultura e arte de São Luís. Em um papo simples e tranquilo, ela compartilhou sua e...