Especial TEDxRuaPortugal: Donny dos Santos e o projeto “O Circo Tá na Rua”

Até cerca de cinco anos atrás, o Centro Histórico de São Luís era, apesar de sua beleza arquitetônica, um local deserto e até perigoso em dias de pouco movimento, principalmente as segundas-feira. Só que isso mudou graças a um projeto que leva arte circense e ocupação do espaço público, o projeto O Circo Tá na Rua tornou seu palco a praça Nauro Machado e assim transformou local e trouxe vida para uma região até então e tida como deserta. E o idealizador do projeto, Donny dos Santos, bateu um papo com o Sobre O Tatame a respeito desse movimento.

Esse é o Donny, idealizador do projeto. (Foto: Divulgação)

Sobre O Tatame: o que o projeto transformou as segundas no Centro Histórico de São Luís?

Donny dos Santos: Eu sempre comparo a praça antes do circo e depois do circo. Parece que nós demos um motivo para as pessoas saírem de suas casas e escolherem esse lugar pra se divertir, pra estar com outras pessoas, porque muitos vão de fato pra treinar circo, mas tantos outros estão ali somente pra estar ali, ouvir as músicas, encontrar amigos, bater papo, namorar, tomar um vinho… E eu já ouvi inúmeros relatos que é um dia diferente de todos os outros. Agora, nas segundas as pessoas se sentem seguras pra estarem no reviver, e nós acreditamos nisso: revitalizar um espaço público é desenvolver ações por pessoas e para as pessoas da comunidade.

Sobre O Tatame: Qual o principal desafio do circo?

Donny dos Santos: Temos dois grandes desafios futuros:

1 – um transporte para que possamos descentralizar nossas ações na ilha e também desbravar o Estado, quiçá o país!

2 – termos um espaço físico para formação de artistas circenses; a rua é maravilhosa e nunca sairemos dela, mas para alcançarmos rigor técnico e artístico precisamos de recursos que só cabem numa escola de circo, de fato.

Desafios presentes envolvem a manutenção de nossas atividades: manter os treinos toda segunda, fazer o Sarau de Segunda todo mês e realizar o aniversário do circo todo ano. 

Estamos conseguindo! (Foto: Ruy Barros Photography)

Sobre O Tatame: E sobre legado, qual o projeto pretende deixar?

Donny dos SantosO maior legado é incentivar mais pessoas a desenvolverem suas atividades artísticas sem dependência do poder público. É juntar pessoas que estão a fim de fazer as coisas acontecerem, de mudar sua própria realidade. Por vezes escuto as pessoas falarem de mudar aspectos do universo macro da nossa sociedade, coisas inalcançáveis que geralmente causam um sentimento de frustração. Enquanto há tanta coisa na sua cidade, no seu bairro, na sua rua que tá esperando só uma iniciativa pra melhorar… O circo mostra isso, se esforça pra fugir da lógica do sistema e fazer acontecer.

(Foto: Carol Eugênio)

O Donny dos Santos será um dos palestrantes do TEDxRuaPortugal que ocorrerá no próximo de 11 de março no auditório Maria Izabel Rodrigues, na UNDB a partir das 14h.

Com o tema “Propósitos que Movem”, o evento contará com histórias e projetos que estão mudando vidas e concepções em São Luís e no Brasil.

Saiba mais sobre o evento clicando aqui!

Relacionados

Mercado do Peixe, Observar e Absorver, entrevistas... Agosto marcou presença como tradicionalmente um mês pra lá de devagar pra passar, concorda? Mas tentamos manter o ritmo e qualidade nos materiais que demos vida por aqui. E assim o fizemos. Abaixo deixo um resumo do que rolou durante o mês que passou para você. Além disso, conseguimos manter o núme...
Especial TEDxRuaPortugal: Raquel Noronha e a paixã... Como continuidade do nosso especial com o time que compõe palestrantes do TEDxRuaPortugal. A história que trazemos agora é da carioca Raquel Noronha, ela que veio parar em São Luís depois de um mochilão e se apaixonou pela cultura, povo e história local, fazendo assim o Maranhão sua casa há 14 anos....
Especial TEDxRuaPortugal: Guilherme Valadares e co... Você já ouviu falar em masculinidade tóxica? Masculinidade baseada no medo? Sabia que 95% da população carcerária é feita por homens? E que eles vivem 7 anos a menos do que as mulheres e se suicidam 4 vezes mais? Esses são alguns questionamentos que o trabalho do Guilherme Valadares, idealizador do ...
Re-o-cupa: lugar que parece lar 17 de abril. Domingo. Dia de uma votação importante para o País. Poderia ter sido mais um desses dias cinza. Mas para alguns, foi um dia cheio de cor, arte, cultura, resistência, amor e aconchego no casarão sede do novo Centro de Cultura de São Luís. Aliás, aconchego é uma palavra que representa be...