Essa mania de viver sempre no passado ou no futuro, mas raramente no presente

Nos equilibramos numa linha tênue de emoções e sentimentos inconstantes, estamos sempre ocupados, atarefados, cansados e nos queixando de coisas que passam dias e noites, ainda conseguem a maestria de nos tirar o sono. Tudo aqui, ocupando nossa mente.

stree

Trânsito complicado, preços exacerbados, pessoas incompreensíveis, conta a pagar e corações a amargurar. Tudo bem aqui, à nossa disposição. Nós e essa mania de viver sempre no passado ou no futuro, mas raramente no presente.

Cultivar uma mente serena, entendendo que ela é como fosse um amigo que está contigo desde e para sempre te ajudando nos momentos difíceis e vibrando nos bons isto é fundamental e acredite, é bem simples também.

Mas como fazer isto?

Não existe fórmula ou manual para isto, basta apenas olhar para dentro de si mesmo.

Não adianta remoer o passado porque NADA que você fizer hoje vai corrigir eventos passados ou tentar reviver algo que já passou. Afinal, é passado. E o futuro? Bom, o futuro é apenas no vislumbre do que supomos que poderá acontecer. Não adianta trazer o que nós nem sabemos o que irá acontecer – ou não -. Sim, temos que nos planejar, mas para que esses planos criem vida eles dependem algo fundamental: experimente focar na sua vida no que aqui e agora, depositar vida no presente.

Não é adotar o Carpe Diem Life Style, mas sim apenas executar uma coisa de cada vez com foco e objetivo, preocupando-se apenas em finalizar cada coisa. Pois sim, é fácil iniciar algo, difícil mesmo é terminar.

Além disto, já parou para analisar que sempre estamos pensando uma, duas, três, quatro coisas ao mesmo tempo? Talvez você não saiba, mas isso estressa muito nossa mente. Portanto, foque no seu presente e um pensamento de cada vez, sem super analisar ou complexar as coisas. E experimente tirar 5 minutos do seu dia para fazer NADA, e não sinta-se culpado por isso. De verdade.

Tudo ao nosso redor é um reflexo nosso, tudo. É cuidando da gente que automaticamente o caos ao redor retoma uma certa ordem. Porque as respostas estão todas dentro de nós mesmos, pois cultivando uma mente tranquila, sem estresse e com sentimentos bons, podemos compartilhar coisas boas com o mundo exterior.

Porque lutar pelos nossos sonhos é o mínimo que a gente tem que fazer. E por fim, vão rir muito, muito de você. Mas se você tem plena convicção do que tu quer, não pense duas vezes, vá lá, e faz!

Até porque, não tem muito sentido viver sempre no passado ou no futuro.

Trilha do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, em que ela solta uma incrível frase: ‘São tempos difíceis para os sonhadores…

Relacionados

Foucault, Umberto Eco, Eu e os imbecis: o que você... Há muitos dias tenho vontade de escrever, porém ando sem coragem de encarar a internet. O lance por aqui só tem piorado. O clima é bélico. Pessoas beligerantes fuçam tudo. Questionam tudo. Têm opinião pra tudo. São capazes de qualquer coisa. E, neste cenário caótico, antagonicamente inflamado por cr...
Cinco motivos que me impulsionaram a ser uma pesso... Um dia desses eu acordei achando o mundo chato, vazio e me perguntei o que eu estava fazendo por aqui. Mergulhei um pouco mais fundo e me questionei acerca da minha função no planeta, como as pessoas me viam e como eu gostaria que elas me vissem quando eu não estivesse mais aqui. Pensei nos filhos q...
Sobre as sementes que plantamos e os terrenos que ... Não sei vocês, mas comigo existem dias em que voo baixo e outros que voo alto, e, nesses picos de emoções, acabo me pegando em inúmeros questionamentos com o intuito de saber qual é a real aqui nesse plano. Nisso, vejo que vamos assim, trilhando caminhos, caindo em becos e guardando aquela sensação ...
Todo mundo está meio fodido mesmo "Todo mundo tá meio fodido mesmo", essa frase saiu em um papo com um parceiro sobre essa empreitada de criar um site e fazer conteúdo. Ele já é um peixe grande nesse meio, são dez anos para ser mais exato. É seu ganha pão, gerencia a parada como uma empresa, têm funcionários e se vê aflito no contex...
  • Estar presente é o melhor presente que podemos nos dar, o passado deprime e o futuro anseia. Gosto quando dizes que a mente é um amigo que esta conosco desde e para sempre, li um livro recentemente O poder do agora-Eckart Tolle que fala muito sobre nossa necessidade de estar no presente, a real função da mente como ferramenta de sobrevivência e o modo como perdemos controle sobre ela e sofremos por isso, e o que perdemos quando estamos no ontem ou no amanhã. A vida é isso que acontece fora da mente. Melhor post! Parabéns e Gratidão pela leitura :3