Nos embalos da saudade do Halloween no Outono canadense

halloween 5

Jardins mudando de cor, folhas caindo e o sussurro do vento gelado. Pra mim, uma das combinações mais perfeitas da natureza, fazendo do outono a melhor estação pra viajar.

Sendo lembrada de todas essas sensações pelas redes sociais – que agora nos matam de nostalgia mostrando o que fizemos na mesma época nos anos anteriores – fui invadida por uma saudade absurda e uma vontade de compartilhar uma experiência única de vida que tive no ano passado: o outono em Toronto em plena época de Halloween.

Toronto é uma cidade fantástica, moderna e que abarca pessoas das mais variadas partes do mundo, sem nunca perder seu ar tipicamente canadense. No outono, a cidade é marcada pelo barulho das folhas que caem das árvores, quebrando sob cada passo dado. Os vários parques da cidade, com as famosas maple leaves das tonalidades da estação: laranja, marrom, verde e vermelho completam um quadro simplesmente perfeito.

halloween 6

Toda essa beleza natural ganha, ainda, mais brilho na época do Halloween. A cidade – como tradição nos países da América do Norte –  passa a respirar verdadeiramente essa festa. A maioria das casas recebe criativa decoração desde o jardim, à espera das crianças com suas divertidas e, por vezes, bizarras fantasias, repetindo a célebre frase “gostosuras ou travessuras” (trick or treat) de porta em porta.

Além das milhares de festas na cidade, primando pela mais macabra decoração para deixar tudo no clima de uma semana mágica (Dia das Bruxas, Halloween e Dia dos Mortos) as escolas, universidades, estabelecimentos comerciais… todos se voltam a atividades típicas pra essa festa em que as abóboras decoradas se misturam às pessoas e às folhas do outono.

 Um dos eventos que, sem dúvidas, chamou muito minha atenção foi a Zombie Walk and Halloween Parede. Sim, uma caminhada de milhares de pessoas “a la The Walking Dead” pela parte central da cidade, culminando na famosa Dundas Square, gente de todas as idades e estilos, famílias inteiras fantasiadas no mais alto grau para o Halloween.

halloween 2

Não há como ver sem se envolver. Não foi fantasiado? Sem problemas. Há equipes com falso sangue, entre outros materiais prontas para deixar você o mais dark possível para integrar a festa.

halloween 3

halloween 4

Se no Brasil as pessoas se preparam para o Carnaval no verão, pode-se dizer que, em Toronto, os canadenses se preparam com afinco para o Halloween no outono, uma combinação e tanto, que mal posso esperar para viver novamente. Recomendo.

halloween

MJ