“Poema sujo”: maranhense dá vida a poema clássico de Ferreira Gullar

No último domingo (4), o mundo se despediu do lendário poeta maranhense, Ferreira Gullar. Dono de obras literárias marcantes, ele sofreu com o exílio da Ditadura Militar e rodou o mundo visitando países como Rússia, Chile, Peru e Argentina e deixou um legado na poesia. Um deles é “Poema Sujo”, em que o fotógrafo maranhense Márcio Vasconcellos deu vida em um livro intitulado “Visões de um Poema Sujo” que Ferreira Gullar, infelizmente, não chegou a receber.

“Poema Sujo” reúne um longo poema de quase 100 páginas, que é considerado a sua obra-prima. Este poema causou enorme impacto ao ser editado no Brasil e foi um dos fatores que determinaram a volta do poeta a seu país. O poema foi traduzido e publicado em várias línguas e países. E o fotógrafo maranhense usou como inspiração para criar fotografias que dão vida aos versos feitos pelo poeta.

Veja abaixo algumas fotos que compilam o livro do fotógrafo Márcio Vasconcellos:

marciogullarsobreotatame1
(Foto: Márcio Vasconcellos)
marciogullarsobreotatame2
(Foto: Márcio Vasconcellos)
marciogullarsobreotatame3
(Foto: Márcio Vasconcellos)
marciogullarsobreotatame4
(Foto: Márcio Vasconcellos)
marciogullarsobreotatame5
(Foto: Márcio Vasconcellos)

O trabalho completo realizado você pode conferir no site oficial do projeto, lá é possível conhecer toda a concepção e visões em volta do trabalho e tributo a Ferreira Gullar.

É possível adquirir o livro “Visões de um Poema Sujo”, que foi lançado dia 30 de novembro de 2016, em São Luís, por meio da livraria Poeme-se, localizada no Centro Histórico de São Luís. E, se você mora em outra cidade, a adesão pode ser feita por meio dos correios e o pagamento por meio de depósito:

BRADESCO
Agência: 1390-0
CC: 20323-8
M H F VASCONCELOS
BANCO DO BRASIL
Agência: 2972-6
CC: 6784910-5
Márcio H F Vasconcelos
R$ 75,00 (frete incluso)
Enviar comprovante e endereço para remessa.

Tributo de artistas maranhenses

Artistas maranhenses como Zeca Baleiro e Rita Benneditto prestaram tributo por meio de belos vídeos dirigidos por Vinícius Vasconcellos e Maurício Vasconcellos. No material, é possível desfrutar do sentimento que ambos os cantores colocaram ao recitarem alguns fragmentos de “Poema Sujo”.

Com Zeca Baleiro, foi utilizado fragmentos das canções “Ê Boi/Boi do Dono”, do próprio Zeca Baleiro e “Rei Sebastião” (de domínio público). Veja:

Já no vídeo de Rita Benneditto, foram utilizados fragmentos da canção “Trenzinho Caipira”, de Ferreira Gullar e Villa-Lobos:

Ferreira Gullar faleceu na manhã do último domingo (4), suas obras provocaram grande impacto na poesia e literatura mundial.

Relacionados

Love is Free: vídeo mostra garotas de patins na no... Topei com esse vídeo no fim de semana e tudo que consegui pensar foi: "Que viagem, que vibe!" Abaixo um vídeo que traz um grupo de garotas que, simplesmente, saem para patinar nas belas noites da cidade de Barcelona, na Espanha. A fotografia, a trilha e a maneira que o vídeo foi montado mostra qu...
Festejo do Divino Espírito Santo: fotografias most... Mordoma em cortejo. Foto: Ingrid Barros A pomba branca. A Santa Coroa. Os Altares, a coroação de Imperadores/Imperatrizes. A distribuição de esmolas. Cantos, tambores, cores, doces e licores. O Festejo do Divino Espírito Santo, que ocorre na cidade histórica de Alcântara, é uma verdadeira resist...
SoT Entrevista – A magia na fotopoesia de He... A jovem fotógrafa Helen Salomão da Silva e Silva, de 21 anos, com formação em Arte e Tecnologia, transborda poesia através de suas lentes que registram empoderamento, feminismo, amor e muito mais. A baiana, natural de Salvador, nos concedeu a oportunidade de conhecer um pouco mais do seu trabalho fo...
15 belas cenas de filmes para você emoldurar e col... Se você aprecia filmes não só apenas pela história ou enredo, mas no contexto completo vendo elementos como: trilha sonora, desenvolvimento, efeitos, montagem, planos, atuação e, principalmente, fotografia, o que trouxemos hoje vai animar você. São cenas de filmes que poderiam muito bem estampar aqu...