Quinta sobre música #12 VHS feelings

Quando eu era guri, via filmes por uma diversão específica – ouvir a trilha sonora. Por isso, vários filmes vistos na década passada me marcaram mais pela música que divulgava do que pelo filme em si – algo que foi modificado conforme fui envelhecendo. O filme podia ser ruim, bom, mediano…tanto faz! Eu sempre buscava os créditos do clipe de divulgação do longa na parte de trás do VHS (sim, nessa fase).

giphy

Na lista abaixo, talvez vocês torçam o nariz para alguns dos filmes citados. Tentem ir por uma outra lógica: a canção consegue captar uma essência do filme que, às vezes, mil canções não dariam conta.

1 – ) Dave Matthews Band – Where Are You Going

Lembra do filme A Herança de Mr. Deeds? O longa, estrelado por Adam Sandler, foi um dos filmes mais divertidos que havia visto na minha pré-adolescência – muito disso, é claro, pela atuação hilária de John Turturro. Vendo os créditos do filme no VHS, descobri que Dave Matthews Band assinava a faixa de divulgação, com a canção Where Are You Going.

Pensa numa canção bonita? Essa é, de longe, uma das canções que mais gosto do Dave Matthews. Ela fala de proteção, mas também de cuidados pelos próximos. A faixa não é muito lembrada (quando falam de Dave, comentam mais Crash Into Me e The Space Between).

2 – ) The Calling – For You

Demolidor – O Homem sem Medo é um dos filmes mais criticados da leva de super-heróis. Pudera: roteiro fraco, atuações rasas e ausência de comoção em todo o longa. Apesar disso tudo, eu gosto. E um dos motivos foi pela canção For You, do The Calling. A faixa, que não estava em Camino Palmero, elogiado e premiado disco de estreia dos caras, trazia tudo o que o filme não tinha: emoção. Fosse nos violinos, na pegada clichê da letra e no vocal piegas de Alex Band, é difícil discordar de que a canção não te atraia – ao menos, um pouco.

3 – ) Train – Ordinary

Conheci o Train com a faixa Calling All Angels. Imediatamente, descartei a banda – confesso, julguei por uma canção. Anos depois, fui saber que Meet Virginia era bastante conhecida nos Estados Unidos. Adiantou em nada. Aí veio Hey, Soul Sister, Drive By…etc. Para minha surpresa, fui saber que já conhecia a banda antes disso tudo – quando, uma vez, fui alugar (na antiga Caeté do Cohatrac – Salve!) Homem-Aranha 2 (sem dúvidas, O MELHOR FILME DO ARACNÍDEO até hoje) e descobri, na descrição do VHS, a faixa Ordinary. Na mesma trilha, o filme contava com várias bandas de pop-rock, emo e nu metal na lista – ou seja, na época, o Train fazia um som um pouco mais “rock n’ roll”, que é a fase mais bacana deles pra mim.

 

E para você, quais canções lhe lembram o (extinto) VHS? Comenta aí!

Relacionados

Conheça o “Sobre O Tatame Sessions” A ideia é bem simples: evidenciar o talento musical de artistas que admiramos e outros os quais queremos mostrar pro mundo. Tudo surgiu depois de um papo com meu parceiro e amigo Pedro Henrique e um café com a Ingrid Barros, além de várias conversas e sugestões musicais que compartilhamos uns com o...
Não acredito em Zeca Baleiro mas… deixo quat... De linhagem síria, mas com nome mais maranhense impossível (José de Ribamar) e sobrenome “pessoal-artístico” consideravelmente convidativo (Baleiro), Zeca, como o próprio se define: “Nasci em 11 de abril de 1966. Sou ariano, do terceiro decanato, com ascendente em Câncer e Lua em Capricórnio. No hor...
40 clipes maranhenses lançados em 2016 que você pr... Três partes já foram - e vimos de tudo um pouco por aqui. Para nossa surpresa, muitos dos clipes listados neste especial passaram despercebidos por vários maranhenses - e muitos vieram nos elogiar pela compilação e por terem tido acesso à estes materiais (agradecemos de <3). Com essa lista, f...
Quinta sobre música #11 relax, take it easy! Comecei a natação. Aos poucos, tô percebendo que basta um pouco de concentração pra seguir nadando por vários metros sem ser vencido pelo cansaço - e, também, pela ansiedade. E em que posso me concentrar? Tentei várias coisas: as coisas que fiz no dia, as conversas que tive pela semana, as pessoas q...
  • ótimo tema!

    Algumas músicas me lembram o vhs. Algumas a abaixo.

    1 – Cidade do Anjos – Red House.

    Todo mundo só lembra de uma música nesse filme, que é Iris do Goo Goo Dolls. Me lembro q não gostei muito do filme, mas quando ouvi Jimi Hendrix mostrando seu talento no blues, me esqueci do filme e apenas me apeguei a música.

    2 – 10 coisa que odeio em você – Can’t take my eyes off of you

    Gosto muito de comédia romântica, e sempre me imaginei fazendo uma serenata e tal, e essa cena acho muito foda, tanto ele cantando como a própria banda da escola acompanhando a música.

    3 – Armagedon – I Don’t Want to Miss a Thing

    Me lembro que assisti o filme para saber que música era essa, sempre via ela no clip mania(saudade desse tempo) e bateu a vontade de assistir e no final gostei muito do filme.

    Bônus

    4 – Poderoso Chefão – Main Title (The Godfather Waltz)

    Coloco essa música por um motivo, pois toda vez que assistia, sempre queria ser o Don Corleone e voltava a fita várias vezes onde tinha essa música para me imaginar na cena.