Especial TEDx Rua Portugal: Maria Zeferina e a arte de rua enquanto protesto

O Sobre o Tatame traz a história de uma designer apaixonada por arte, contracultura. Nascida no interior do Paraná, Maria Zeferina passou grande parte de sua infância e adolescência em Pranchita. Em 2005, viajou para Curitiba com o intuito de fazer faculdade. Se formou em Design de Moda em 2009. Montou um coletivo com quatro artistas e lá fazia styling para fotos e vídeos. Veio para São Luís do Maranhão em 2011 e, juntamente com outro designer local, montou o Estúdio CUCO, onde continuou fazendo arte de rua.

 

Passou a inserir personagens femininos no seu trabalho, trazendo como tema a nudez e a liberdade do corpo feminino, com o objetivo de desmistificar a ideia dos seios da mulher como símbolo sexual e pudor. Isso tem aberto discussões sobre diversas formas de violência contra a mulher e sua luta por respeito.

Atualmente, Zeferina desenvolve pesquisas sobre moda e comportamento sustentável, assim como faz arte de rua, utilizando a técnica do lambe lambe, tendo esta, como o seu primeiro contato com o street art. Aprendeu também sobre stencil e por fim, já em São Luís, aprendeu o graffiti. Seu último trabalho realizado foi um mural que fica na Rua do Egito, Centro, para a Mostra Sesc Guajajara de Artes, no qual foi alvo de violência, e teve um protesto que durou 48 horas como resposta de luta e resistência. Ainda neste mês, Zeferina inaugura a exposição “Natural do Maranhão”, na OCA, residência artística que fica no Centro Histórico de São Luís e também fará uma participação com lambe lambe no próximo Batalha na Praça.
Para ela, a arte é um instrumento de luta, de empoderamento, de voz e vez, como também é um meio de alcançar a todxs. Nunca sofreu resistência por praticar ofícios “predominantemente” masculinos e que hoje estão ganhando espaço entre as mulheres. Para ela, existem menos mulheres fazendo arte de rua do que homens e que essa invisibilidade é notável, assim como em outros âmbitos, e a mulher, muitas vezes, se autossabota com medo de enfrentar o que é novo, as vezes por ser desencorajada, mas que isso aos poucos está sendo mudado.

A Maria Zeferina será uma das palestrantes do TEDxRuaPortugal que ocorrerá no próximo de 11 de março no auditório Maria Izabel Rodrigues, na UNDB a partir das 14h.

Com o tema “Propósitos que Movem”, o evento contará com histórias e projetos que estão mudando vidas e concepções em São Luís e no Brasil.

Saiba mais sobre o evento clicando aqui!

Relacionados

Especial TEDxRuaPortugal: Guilherme Valadares e co... Você já ouviu falar em masculinidade tóxica? Masculinidade baseada no medo? Sabia que 95% da população carcerária é feita por homens? E que eles vivem 7 anos a menos do que as mulheres e se suicidam 4 vezes mais? Esses são alguns questionamentos que o trabalho do Guilherme Valadares, idealizador do ...
Especial TEDxRuaPortugal: Donny dos Santos e o pro... Até cerca de cinco anos atrás, o Centro Histórico de São Luís era, apesar de sua beleza arquitetônica, um local deserto e até perigoso em dias de pouco movimento, principalmente as segundas-feira. Só que isso mudou graças a um projeto que leva arte circense e ocupação do espaço público, o projeto O ...
2016 foi treta, mas nem tudo esteve perdido, teve ... Primeira chuva de dezembro. 2016 indo embora. Que puta ano! Cheio de baixos, devo admitir. Mas rolaram uns altos que trouxeram um afago gostoso no meio do turbilhão – o SoT, por exemplo –. Fiquei procurando uma analogia que abarcasse o Feeling, do momento e do ano. Lembrei de uma cena do filme Clube...
Especial TEDxRuaPortugal: Raquel Noronha e a paixã... Como continuidade do nosso especial com o time que compõe palestrantes do TEDxRuaPortugal. A história que trazemos agora é da carioca Raquel Noronha, ela que veio parar em São Luís depois de um mochilão e se apaixonou pela cultura, povo e história local, fazendo assim o Maranhão sua casa há 14 anos....