Por que a vida é feita de ciclos

A gente sempre acha que as coisas estão tomando o rumo certo, e, as vezes, até se engana do que realmente é certo, evitando sair de uma zona de conforto tão conveniente pra nossa realidade.
Mas é humanamente impossível se arrastar em meias verdades, todo mundo tem um limite.

Viver de teorias, ideologias, certezas de algo que talvez nem viesse a acontecer, costuma fazer parte de quem nós somos ou pensamos ser. Mas que de uma forma ou de outra desencadeia um comportamento que conforta, porque são nossas as teorias, as ideologias e as certezas. Sempre gostamos de se fazer forte, de ter as primeiras e últimas palavras, de achar que estarmos sempre certos e sermos os melhores em tudo é que vai nos levar a um sucesso que nem nós mesmos sabemos qual é.

Mas o tempo e as pessoas (sempre elas), insistem em colocar boa parte das nossas crenças abaixo e nos fazer enxergar um mundo muito mais maleável. Um mundo em que não precisamos achar que a opinião de outras pessoas são regras sociais que precisam ser seguidas. Em que dar atenção para o que nos faz feliz nada mais é que tomar atitudes simples e que reflitam quem você realmente é. E que, principalmente, não precisamos achar que é tarde demais pra fazer o que realmente nos completa.

No filme The Curious Case of Benjamin Button ou O Curioso Caso de Benjamin Button, em várias de suas longas jornadas, o protagonista – Benjamin – enviava cartas para sua filha, mas uma em especial tenta explicar o significado de toda essa jornada:

For what it’s worth: it’s never too late or, in my case, too early to be whoever you want to be. There’s no time limit, stop whenever you want. You can change or stay the same, there are no rules to this thing. We can make the best or the worst of it. I hope you make the best of it. And I hope you see things that startle you. I hope you feel things you never felt before. I hope you meet people with a different point of view. I hope you live a life you’re proud of. If you find that you’re not, I hope you have the strength to start all over again“.

A vida é feita de ciclos. Ciclos que se completam e você é o único responsável por fazer que eles tenham um significado na sua vida e para o que você sente que ela precisa. Finais felizes só dependem de você, mas a tristeza, também, faz parte da construção de nós mesmos. E reconstruções… Recomeços são as oportunidades que a vida nos deu de nos aproximarmos de quem nós realmente somos e não exatamente de quem queremos ser.

Deseje mudanças, cresça… Deseje ser cada vez melhor de quem você é hoje e NUNCA deixe todo esse conhecimento preso. Repasse adiante. O mundo seria tão melhor se as pessoas compartilhassem e aceitassem o aprendizado de outras pessoas.

Mude, mas não deixe de valorizar suas crenças, elas fazem parte da base das tuas necessidades. Elas que dão o tom das tuas ações.

Viaje, experimente, viva… mas nunca faça nada sozinho. Conheça pessoas, discuta com elas, compare pontos de vista. Conexões não só nos ajudam a entender melhor a nossa realidade, como nos tornam cada vez mais próximos dos nossos objetivos.

tumblr_l6c4koqBAk1qblufho1_400_large

Respeite seus ciclos e recomece-os sempre que nada mais fizer sentido.

Relacionados

A maravilha de poder ser quem se quer Quando somos crianças sempre somos encurralados com perguntas de coisas que não temos a mínima ideia da resposta, mas que respondemos com uma convicção de alguém bem mais experiente. Conheço pessoas formadas e bem mais velhas que eu, que ainda possuem infinitas dúvidas sobre qual caminho seguir. E ...
O dia em que descobri que minha maior defesa era e... Muitas coisas te derrubam nessa vida. Um amor não correspondido, um sonho perdido, uma fé quebrada, uma amizade falsa. Na verdade, a vida é realmente um grande tatame, onde caimos várias vezes, principalmente, para aprender como levantar. Essa quedas costumam te deixar mais duro, mais rápido, e, às ...
O Triste Fim de um Amor que só deveria ter durado ... Eventualmente, cometemos o erro clássico de querer forçar a continuidade das boas sensações geradas em momentos ímpares. Sensações essas que tem muito mais a ver com uma sequência de acontecimentos, a composição da ocasião, do que realmente a pessoa, ou pessoas, com quem compartilhamos esses momento...
SIM! VOCÊ É ESPECIAL! MAS POR QUE MESMO? Pra quem realmente nunca achou sentido em porquê não era levado a sério, ou pra quem nunca se sentiu suficientemente confortável ou motivado para terminar ou dar continuidade a algo, a música “Pais e Filhos” do Legião Urbana deve fazer muito sentido. Dá uma ouvida: https://www.youtube.com/watch?v=bv...
  • Acho que você deve até estar cansado de me ver dizendo o quanto admiro seu trabalho e seu alto astral hahaha
    Ele me contagia. Texto incrível.

    • Cyntia, créditos totais à @mendoncadea que estreou com este texto incrível.